segunda-feira, 7 de junho de 2010

SELETOR VARICAP CONVENCIONAL

ELETOR VARICAP CONVENCIONAL

O seletor de canais do TV recebe este nome por usar um diodo especial chamado varicap para a sintonia dos canais. Todo diodo funciona como um capacitor quando polarizado inversamente. Porém os diodos comuns variam a capacitância de maneira aleatória quando a tensão inversa varia. Já os diodos varicap variam sua capacitância de maneira uniforme, como visto abaixo:

Assim o seletor usa deste diodo em paralelo com bobinas para sintonizar os canais. Alterando a tensão nos diodos varicap, trocamos de canal. Externamente os diodos varicaps estão ligados no pino VT (tensão de sintonia). O TV deve variar a tensão no pino VT entre 0 e 30 V para sintonizar toda a faixa dos canais. Veja abaixo o exemplo de um varicap convencional e abaixo explicaremos a função dos pinos:



São chamados de convencionais, porque foram os primeiros tipos de seletor varicap usados nos televisores:

VT - Pino da tensão de sintonia. Deve variar a tensão entre 0 e 30 V para sintonizar todos os canais;

BL ou VL - Deve receber 9 ou 12 V para o TV sintonizar os canais baixos (2 ao 6);

BH ou VH - Deve receber 9 ou 12 V para o TV sintonizar os canais altos (7 ao 13);

BU ou VU - Deve receber 9 ou 12 V para o TV sintonizar os canais de UHF (14 ao 83);

Os pinos BL, BH e BU são chamados de chaveadores de bandas. Eles ligam e desligam boinas internas ao varicap para sintonizar uma determinada banda (ou faixa) de canais.

BM - É o pino de +B do varicap. Recebe 9 ou 12 V para alimentar os transistores internos;

AGC - Ou CAG (controle automático de ganho) recebe de 3 a 7 V para ajustar o ganho do seletor de acordo com o nível do sinal vindo da antena;

IF - Ou FI é o pino por onde sai os sinais de FI de vídeo, croma e som;

AFT - Sintonia fina automática, ajusta o correto ponto da sintonia para um determinado canal. Nem todos os varicaps usam este pino.



CIRCUITO DE SINTONIA

É circuito encarregado de fornecer as tensões para o correto funcionamento do varicap. Veja abaixo o exemplo de um tipo de circuito e alguns de seus componentes destacados






Os televisores dos anos 80 trocavam de canal através de teclas e ajustavam a sintonia fina através de potenciômetros multivoltas. Tal conjunto de teclas e potenciômetros recebe o nome de unidade de memória. Já nos TVs modernos, o micro substitui todo este conjunto. Assim possibilitou-se trocar de canais usando o controle remoto (CR). Ao apertar a tecla de canal no painel ou no CR, o micro controla um ou dois transistores que recebem uma tensão estabilizada de um zener de 33 V. Desta forma os transistores fazem a tensão no pino VT do varicap chegar ao valor apropriado para sintonizar o canal desejado. Ao mesmo tempo o micro controla um CI menor que irá chavear uma tensão de 9 ou 12 V para o pino correspondente à banda do canal escolhido.

Conforme explicado, para o circuito de sintonia sintonizar todos os canais e nas posições certas é necessária uma tensão de 33 V estabilizada por um zener. O zener de 33 V pode ser comum ou ter o corpo parecido com o de um transistor, porém apenas com dois terminais na placa. Tal diodo vem com a indicação de "IC" na placa do TV e no corpo vem indicado u574. A alimentação deste zener pode vir da mesma fonte de 100 V que alimenta o saída H ou da fonte de fly-back de 180 V.



Nenhum comentário:

Postar um comentário